martes, 18 de septiembre de 2007

HOMENS E MULHERES



Não acreditamos que em Mirandela haja muita desigualdade entre homens e mulheres no que diz respeito ao acesso ao emprego e a apoios ao empreendedorismo. Contudo, em relação ao papel tradicional da mulher na sociedade, as barreiras são semelhantes às de outros países ocidentais (trabalho doméstico, limitação de horários relacionada com a família, etc.).
Para demosntrar a realidade das mulheres no nosso meio rural, apresentamos um caso real de uma das nossas avós.
Estávamos nos finais dos anos 70 do século XX, quando no regresso a casa, o seu marido e os dois filhos varões faleceram. Esta mulher ficou sem qualquer outro meio de subsistência, para além de alguns terrenos agrícolas. Tornando-se sócia de uma Associação de Agricultores local mista, candidatou-se a apoios do estado português e a fundos da União Europeia, de forma a adquirir mais terrenos e cultivá-los.
Actualmente, esta mulher de 71 anos, é proprietária de 1000 oliveiras, cerca de 300 amendoeiras e pequenas produções de vinha, batatas e maçãs, entre outros produtos. Emprega vários trabalhadores todo o ano e possui equipamentos agrícolas, tais como tractores e carrinhas de transporte.
É importante referir que esta mulher é analfabeta e não possui carta de condução, à semelhança de outros mulheres da nossa região que, com espírito empreendedor criaram, e continuam a criar, o seu próprio sustento e o de outras famílias.

No hay comentarios: